- Área: 650 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Filippo Bamberghi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante Mangiare ocupa dois antigos galpões no bairro da Vila Leopoldina em São Paulo, onde antes funcionava uma oficina de tratores.
Três desafios nortearam o precesso: 1) transformar o espaço de 650m2 em um local acolhedor; 2) criar uma liguagem una para os galpões, de arquiteturas diferentes entre si; 3) alinhar a arquitetura ao conceito “slow-food” de premissas sustentáveis.
O partido de intervenção propõe desnudar os galpões, inserindo um grande elemento estruturador que articula a união entre estes e resolve o programa. Uma estrutura em chapa de aço-carbono bruto de 50 metros de comprimento percorre todo o espaço, contendo a rotisseria e adega na entrada e a cozinha aparente ao fundo. Ao longo do espaço, abriga o bar e mesas coletivas, criando um pé-direito de conforto nestes locais.
Essa estrutura cria uma hierarquia visual ordenadora, propondo uma escala mais aconchegante, juntamente com a vegetação disposta entre mesas ao longo do espaço.
As antigas janelas dos galpões foram reaproveitadas para criar sheds de iluminação que contribuem para a iluminação natural. O mobiliário foi feito com madeira de demolição. O piso do grande recuo da entrada é 95% permeável. O aquecimento de água é solar e as águas pluviais dos telhados são captadas para rega de jardim e lavagem de piso.